A retenção de talentos não pode ser um problema para seu escritório. Falamos anteriormente sobre a importância de tratar o seu escritório de advocacia como um negócio, incluindo conceitos de gestão empresarial, definição de metas, organização de processos e a importância de treinar sua equipe para entregar resultados.

Se isto faz sentido para você, continue conosco, pois no artigo de hoje vamos dar mais dicas para você ser um gestor ainda melhor em seu escritório de advocacia.

Como mencionamos, é preciso encarar a gestão de um escritório de advocacia com a mesma organização de uma empresa, que tem obrigações e metas de crescimento sustentável. 

E para alcançar os objetivos e metas traçadas é preciso que os profissionais de Direito tenham habilidades com gestão de pessoas.

A importância da retenção de talentos 

Podemos definir “retenção de talentos”, de uma forma bem simples, ao nome que é dado à prática de manter os bons funcionários nas organizações, evitando que eles saiam por quaisquer motivos e sejam recrutados por empresas concorrentes. 

Gestores de grandes organizações sabem que as pessoas são peças fundamentais para o desenvolvimento e a criação de uma identidade para a empresa.

O sócio da PEJOTA Contabilidade para Advogados, Breno Dias, conta que reter talentos é importante para garantir um alto padrão de atendimento do escritório, bem como a efetividade da banca nos tribunais. 

Breno explica que, “no mercado jurídico, a tradição e o nome do escritório contam muito na hora da escolha do cliente. Por isso é importante estimular e desenvolver pessoas para construírem uma carreira sólida, pois isso poderá aumentar a percepção de valor e credibilidade que os clientes têm sobre o escritório”.

“Ter um alto índice de turnover pode tirar o escritório dos trilhos do crescimento, atrasando processos que seriam rapidamente executados por profissionais familiarizados com os objetivos dos sócios”, explica.

Antes de ter uma cultura de retenção de talentos, é fundamental conhecer os profissionais, entender o que almejam, quais são suas expectativas e como planejam desenvolver sua carreira na advocacia. Se não houver esse trabalho prévio, é difícil obter resultados positivos nessa área que tem se tornado cada dia mais importante para o sucesso de qualquer tipo de negócio.

Mas como reter talentos no seu escritório com ofertas tão tentadoras?

Você gosta de futebol? Se sim, com certeza deve lembrar de algum jogador do seu time que foi jogar no time rival. 

Um jogador veste a camisa, treina, joga, machuca, bate no peito e fala que ama o time… e mesmo assim troca de lado.

E na advocacia, existem algumas particularidades que tornam a retenção de talentos uma missão ainda mais difícil. Isto porque o formando em Direito tem uma ascensão financeira muito rápida em algumas regiões do país. 

Em pouco tempo de carreira ele salta da remuneração de um salário mínimo (atuando como estagiário) para vencimentos superiores a R$ 10 mil mensais.

Por isso nós listamos 5 boas práticas que você deve adotar para ter recursos humanos cada vez mais fidelizados e identificados com os objetivos do seu escritório:

1 – Acabe com a cultura do “todos fazem tudo”

Em escritórios que estão começando ou Sociedades Unipessoais é importante ter profissionais versáteis e que “topam qualquer parada”. 

Isto não é o ideal, mas também não queremos apresentar aqui apenas soluções que exigem grandes investimentos, pois sabemos a realidade de quem quer empreender no Brasil.

Mas à medida que o escritório cresce é preciso pensar em divisão de tarefas para tornar o time mais produtivo e eficaz. Isso evita sobrecargas, retrabalho, estresse e falhas na comunicação e nos processos internos do escritório. 

O ideal é ter uma divisão de tarefas de acordo com o perfil de cada profissional. Assim os seus talentos se sentem confortáveis em trabalhar naquilo que têm mais facilidade em lidar e logo, a retenção se torna maior.

2 – Retenha seu time.

Implemente projetos arrojados, advogue em processos desafiadores e saiba passar estas tarefas para a equipe como um desafio a ser vencido. 

Isso pode engajar os colaboradores e ainda melhorar o relacionamento entre eles. Grandes desafios podem transformar funcionários em equipes de sucesso, que buscam atingir os resultados e as metas planejadas!

Mas fique atento também aos aproveitadores, que pegam carona no sucesso do time e se escondem atrás daqueles que trabalham duro.

Tenha meios de mensurar os resultados de cada profissional com a finalidade de realizar uma avaliação de desempenho individual e coletiva.

3 – Promova treinamentos e incentive participações em congressos e palestras

Eu tenho certeza que você não chegou nesta posição por acaso. Foram necessárias várias horas de estudo. Por isso incentive seus colaboradores a buscarem conhecimento.

Às vezes um Advogado é esforçado, mas não teve ainda suas capacidades mais afloradas por falta de incentivo do escritório em que trabalha. 

É uma ideia um pouco ultrapassada pensar que se você investir demais nos advogados do seu escritório, eles poderão ficar tão bons que vão buscar oportunidades melhores e com isso, desfalcar o seu time.

É interessante pensar sempre em possibilidades de ajudar os Advogados de sua equipe a desenvolverem novas competências e habilidades. Eles serão eternamente gratos pelo seu incentivo, tenha certeza disso.

Investir no capital humano que você tem em mãos, antes que ele encontre quem o valoriza, é o melhor caminho.

4 – Estabeleça um plano de carreira e deixe-o em local visível

As questões salariais e as possibilidades de crescimento devem estar bastante claras para os Advogados. Por isso é necessário ter um plano de carreira para reter seus talentos.

Mas por que isso é importante?

O plano de carreira permite que o trabalho seja feito com mais transparência a respeito das intenções do escritório em relação ao colaborador. 

Não sobra espaço para questionamentos a respeito de quando vão ocorrer promoções ou se aquele cargo será mantido por tempo indefinido.

Assim, o colaborador tem uma meta a ser atingida para que seus sonhos profissionais sejam realizados.

5 – Comemore as conquistas e valorize o esforço de sua equipe

O escritório ganhou uma causa muito complicada? Os advogados conseguiram bater metas? Conquistaram um cliente muito importante? Comemore!

Vá a uma churrascaria com a equipe, pague um chopp após o expediente de sexta-feira, chame os colaboradores para um almoço, elabore um encontro comemorativo dentro ou fora do escritório ou pense em outras celebrações do tipo.

Isso será importante, não só para criar mais vínculos entre os Advogados, mas também para gerar mais motivação, entusiasmo e satisfação por trabalhar em um lugar que valoriza seus recursos mais preciosos: as pessoas!

E não poderíamos deixar de falar….

Você também pode otimizar a gestão do seu escritório com a ajuda de uma contabilidade que tem uma equipe de contadores especializados altamente engajados para ajudar os Advogados a ter mais sucesso em seu dia a dia!

Quer saber mais?
Clique aqui e conheça a PEJOTA Contabilidade para Advogados!

22 respostas

  1. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  2. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  3. Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

  4. I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

  5. Do you mind if I quote a couple of your articles as long asI provide credit and sources back to your website?My blog site is in the very same niche as yours and my users would certainly benefit from some of the information you present here.Please let me know if this okay with you. Thanks!

  6. I am currently writing a paper and a bug appeared in the paper. I found what I wanted from your article. Thank you very much. Your article gave me a lot of inspiration. But hope you can explain your point in more detail because I have some questions, thank you. 20bet

  7. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.