Muitos profissionais sonham em montar o seu próprio escritório depois que são aptos para exercer a profissão. Mas, começar do zero pode parecer um tanto quanto complicado. Por isso trouxemos dicas importantes para constituição e sociedade de advogados.

Muitas universidades pecam no momento de ensinarem seus alunos sobre o mercado de trabalho, e como começar um escritório de advocacia. E daí, mesmo completamente preparados para atender seus clientes, os advogados não sabem por onde começar.

Veja quais são as nossas dicas para constituição de sociedade de advogados, e entenda o passo a passo para começar a trabalhar. Quer informações sobre Unipessoal? Clique aqui.

Como abrir uma sociedade de advogados?

Antes de partirmos para as dicas importantes para constituição, é importante que você entenda o que, exatamente, é uma sociedade.

Perante a lei brasileira, o exercício da advocacia se encaixa em serviços intelectuais (como os artísticos e literários, por exemplo). Sendo assim, uma sociedade de advocacia nunca será uma empresa e o advogado nunca será um empresário.

A sociedade de advogado se encaixa na qualidade de sociedade simples, e pode ser composta por um único profissional, ou mais, que serão sócios. Isso deverá ser definido logo no começo.

Escolha bem as parcerias:

A sociedade levará o nome de um ou mais advogado (s), e isso significa que a sua reputação está em jogo. Sendo assim, é essencial que você escolha com cuidado os profissionais com os quais pretende dividir o escritório.

Contrate uma contabilidade especializada:

Ao fechar uma sociedade de advogados, é indicado que você e seus sócios contratem um serviço de contabilidade para advogados, que facilitará muito todo o trâmite lega e burocrático.

Vale a pena abrir uma sociedade?

Talvez, agora que você já obteve algumas dicas importantes para constituição. Você esteja se perguntando se realmente vale a pena apostar nesse módulo de trabalho.

Existem dois fatores que fazem com que os profissionais busquem criar sociedade: a divisão de gastos e custos e uma oferta mais variada de serviços. E ambos os pontos podem ser extremamente vantajosos.

Quando você amplia a oferta de serviços em advocacia, tem a possibilidade de lucrar muito mais, e obter melhores rendimentos.

Por isso, outra das dicas importantes para constituição que podemos lhe dar é: escolha advogados que prestem serviços variados para fechar parcerias. Pense em assuntos como:

Escolha fazer sociedade com profissionais que tenham capacidade de prospectar novos clientes para o escritório, aumentando assim o lucro de todos.

Cumpra todos os trâmites legais

Uma das coisas mais importantes é que o seu escritório precisa, obviamente, agir de acordo com a lei. Faça todos os registros e cumpra com os trâmites legais exigidos para o funcionamento de seu escritório.

É absolutamente vetada a participação de um advogado em uma sociedade se esse já fizer parte de outra. Sendo assim, pesquise os seus sócios antes de fechar negócio, e tenha certeza de que todos estão agindo corretamente.

Essas são as nossas dicas para constituição de sociedade de advogados. Saber desses detalhes é essencial para que você consiga abrir a sua sociedade de maneira adequada.

Encontre mais orientações a respeito, e mais dicas importantes para constituição contatando a Pejota, contabilidade especializada em atendimento a advogados.