Sabemos que o dia a dia do profissional autônomo é intenso e muitas vezes a gestão do negócio acaba ficando em segundo plano. 

Mas, a gente garante: com planejamento e visão estratégica, você pode transformar sua prática individual em um negócio profissional e cheio de potencial.

E nessa hora, contar com uma contabilidade para advogado pode te dar um empurrãozinho nessa missão. Imagina só, ter ao seu lado alguém que entende do seu ramo e pode te ajudar a desenvolver estratégias contábeis eficazes? Interessante, não é?

Vamos bater um papo sobre como você pode dar um upgrade no seu trabalho como autônomo? Então, continue com a gente nesse artigo!

Quais os benefícios de ser um advogado autônomo?

Então, você decidiu ser um advogado autônomo? Legal! Vamos falar sobre os benefícios que essa decisão pode trazer para sua vida profissional.

Primeiro, o controle completo do seu tempo. Você quem manda na sua agenda, definindo quando e como quer trabalhar. Isso, claro, demanda planejamento, mas traz uma flexibilidade que poucas profissões permitem.

Segundo, a liberdade para escolher seus casos e clientes. Você se torna o seu próprio chefe, e isso inclui decidir em que áreas quer atuar e com quais clientes quer trabalhar.

Por último, mas não menos importante, ser seu próprio chefe significa que você tem o poder de determinar seu crescimento, desde o desenvolvimento de habilidades até aspectos contábeis do negócio. 

E você sabia que há vantagens em abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia para os advogados que atuam de forma autônoma? 

As vantagens da Sociedade Unipessoal para advogados autônomos

imagem ilustrativa advogados autônomos1

Mas, para advogados que atuam de forma autônoma, vale a pena abrir uma Sociedade Unipessoal, já que esse modelo de negócio tem o potencial de legitimar a prática jurídica individual e conferir maior profissionalismo ao trabalho autônomo.

Por isso, vamos mostrar como esse modelo de negócio pode ajudar na sua carreira e facilitar a sua rotina.

Profissionalismo e legitimidade para a prática jurídica individual

O primeiro grande benefício da Sociedade Unipessoal para o advogado autônomo tem a ver com o profissionalismo e a legitimidade da prática jurídica individual. Afinal, em um mercado tão concorrido, é fundamental mostrar que seu trabalho é sério e estruturado. 

Quando você formaliza sua Sociedade Unipessoal, passa a transmitir uma imagem mais profissional, o que contribui para a construção de relações de confiança com os clientes. 

Além disso, traz legitimidade para sua atuação, mostrando que seu escritório segue todas as normas e regulamentos da profissão.

Expansão dos negócios e proteção patrimonial

A Sociedade Unipessoal também abre portas para a expansão dos negócios e oferece proteção patrimonial. Tendo um CNPJ, você pode ampliar sua atuação, conquistando clientes maiores e fechando contratos mais robustos. 

E sabe o que é bacana? Seu patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa. Isso quer dizer que, em caso de dívidas ou problemas financeiros, seus bens pessoais ficam protegidos. 

Não apenas isso, mas também facilita a obtenção de crédito para investimento no crescimento do seu escritório.

Benefícios fiscais

A Sociedade Individual poderá ser enquadrada no Simples Nacional, regime que unifica o pagamento de diversos impostos em uma única alíquota e possibilita a redução da carga tributária.

Para a maioria dos advogados, principalmente os que estão em início de carreira, a tributação federal, que era de até 27,5% (pessoa física) passa a ser de 4,5% incidente sobre a receita bruta da sociedade (com uma progressão gradual, de acordo com o aumento da receita). 

Além disso, há outros benefícios indiretos inerentes às pessoas jurídicas, como maior acesso às linhas de crédito, por exemplo.

A diferença entre atuar como advogado autônomo e como Sociedade Unipessoal

Agora todo advogado pode ser Pessoa Jurídica sem depender de ter sócios!  Apesar da Lei 13.247 ter sido sancionada em 12 de Janeiro de 2016, muitos Advogados ainda não entendem com clareza essa nova natureza jurídica – Sociedade Individual de Advocacia.

Até essa mudança, o Advogado que optasse por atuar como pessoa jurídica, era obrigado a constituir uma sociedade, ou seja, não podia abrir uma empresa sem um sócio. Agora, podem abrir a sociedade individual de advocacia. 

Trata-se de um grande benefício para os advogados, uma vez que podem optar por um modelo de tributação mais vantajoso em comparação aos advogados autônomos que atuam como pessoa física.

Essa nova Lei vem corrigir uma injustiça com os Advogados, pois após o surgimento da EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) todas as profissões regulamentadas poderiam optar por tal Natureza Jurídica.

Mas como abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia?

imagem ilustrativa advogados autônomos2

Os advogados autônomos muitas vezes se veem enfrentando um dilema: continuar na jornada individual ou avançar na criação de uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Se você está considerando a segunda opção, vamos te auxiliar nisso! 

Há vários passos fundamentais para abrir uma Sociedade Unipessoal. Entender as exigências legais é o ponto de partida. De acordo com a Lei 8.906/94, o advogado pode ser o único sócio do escritório. 

Para isso, precisa estar inscrito na OAB, possuir um contrato social aprovado pela mesma, especificando os serviços advocatícios que serão prestados e o endereço físico do escritório. E os custos? Bom, eles variam!. 

Mas para assinar as obrigações acessórias e reunir toda a documentação necessária, um serviço de contabilidade especializado para advogados poderá simplificar esse processo.

Pejota: seu apoio contábil na transição para a Sociedade Unipessoal

Nós da Pejota entendemos que a contabilidade para advogados exige uma especialização em sintonia com as necessidades do ramo jurídico. Por isso, nosso foco está em fornecer apoio contábil essencial na sua transição para Sociedade Unipessoal. 

Guiamos você em todas as etapas, esclarecendo dúvidas, facilitando o entendimento das exigências legais, e dando um suporte de qualidade na organização dos documentos necessários. 

Quer um parceiro especializado na contabilidade para advogados? A Pejota está pronta para ajudar você a alcançar seus objetivos. Então, fale com a Pejota hoje mesmo!

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog da Pejota!

Uma resposta