A advocacia 4.0 é uma tendência de trabalho para advogados do mundo todo. Porém, por se tratar de algo novo, é comum o receio e a insegurança em relação a esses métodos, que podem ser utilizados no ramo da advocacia. 

A dificuldade de organização de documentos físicos e eletrônicos, falta de tempo para administrar o escritório, e o receio em relação à aplicação de novas tecnologias no ambiente de trabalho, são problemas comuns na sua rotina, não é mesmo? 

Aliás, sabemos que todos esses problemas podem contribuir para sobrecarregar o seu trabalho. Mas não se preocupe! Existe uma solução para tudo isso, inclusive, contar com um contabilidade para advogados

Que tal inovar seu escritório integrando direito e tecnologia? Continue acompanhando!

O que é a Advocacia 4.0? 

A Advocacia 4.0 reflete uma nova era no direito, marcada pela forte presença da tecnologia nas atividades jurídicas e pela sua influência no modo de trabalhar dos advogados. Entenda melhor!

A tecnologia transformando o Direito 

A tecnologia vem transformando diversas áreas de atuação, sobretudo no direito de. 

Afinal, hoje, temos a automação de rotinas jurídicas e processos, a assistência de sistemas de inteligência artificial para análise de dados e decisões, fazendo da advocacia uma prática cada vez mais eficiente e rápida. 

Isso tem impactado desde o trabalho interno dos escritórios até o modo como as disputas judiciais são tratadas. Fica claro que a informática inseriu-se no direito e essa tendência de digitalização tende a fortalecer-se no futuro.

As principais tendências da Advocacia 4.0

As principais tendências da Advocacia 4.0 incluem o uso de big data para análise de casos, automação de processos, uso de inteligência artificial e a prática de legal techs. 

Além disso, precisamos citar a crescente tendência ao trabalho remoto, proporcionada pela digitalização de processos. 

Podemos citar, ainda, o uso crescente de análises preditivas para casos judiciais e uma maior integração de tecnologias, como blockchain no direito. 

Em resumo, tudo isso coloca uma forte ênfase na necessidade dos advogados se adaptarem para prosperar nesse novo ambiente.

As ferramentas da Advocacia 4.0

imagem ilustrativa advocacia 4.0 1

As ferramentas da Advocacia 4.0 são uma combinação de tecnologias, capazes de transformar a maneira como o setor jurídico opera. Vamos explorar algumas dessas importantes ferramentas.

Automação Jurídica 

Iniciando pela Automação Jurídica, essa é uma prática que utiliza softwares para automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como a criação de documentos e o acompanhamento de prazos. 

Nesse sentido, ela permite aos advogados terem mais tempo para se concentrar em tarefas que demandam um alto nível de competência, como representação em tribunal, negociação de acordos e conselhos estratégicos.

Assim, advogados poderão oferecer um serviço mais personalizado e com alta qualidade para seus clientes.

Inteligência artificial no direito 

A Inteligência Artificial no direito é uma verdadeira revolução. Algoritmos podem realizar análises de contratos, pesquisas jurídicas e até prever resultados de casos baseados em jurisprudência anterior. 

A IA pode não apenas economizar tempo para os advogados, mas também pode torná-los mais precisos em suas previsões e conselhos. A IA está bem estabelecida para se tornar uma ferramenta valiosa para os advogados na era da advocacia 4.0.

Big Data: uma revolução de dados no setor jurídico 

O Big Data é uma revolução de dados no setor jurídico. Isso porque os advogados podem acessar e analisar quantidades enormes de informações em minutos, ao invés de horas ou dias. 

Além disso, auxilia esses profissionais a identificar tendências, compreender melhor seus clientes e, até mesmo, a desenvolver argumentos mais persuasivos. 

Com o big data, advogados podem tomar decisões mais informadas e estratégicas, ao invés de confiar apenas em intuições e suposições. Ou seja, a era da advocacia 4.0 é certamente a era do big data.

O que o mercado jurídico espera de um advogado 4.0?

A resposta é simples: “faça mais por menos”. Isso significa que o mercado espera que os advogados entreguem serviços com excelência, além de um exímio trabalho técnico. É esperado também um atendimento personalizado ao cliente e claro, com um valor diminuto.

O advogado, que busca utilizar a inovação e a tecnologia a seu favor, é o que possui o conhecimento e as ferramentas para considerar que, a ideia de que o trabalho jurídico deve ser realizado sempre sob medida, pode ser otimizada. 

Sendo assim, o profissional que deseja permanecer de maneira competitiva no mercado de trabalho atual e futuro, precisa estar apto a mudanças na maneira em que executa seus serviços. E uma dessas mudanças pode ocorrer por meio das lawtechs e das legaltechs.

Lawtechs e Legaltech e a advocacia 4.0

Essas empresas são, em grande parte, startups de base tecnológica. Elas desenvolvem recursos para otimizar o trabalho no setor jurídico, público ou privado. Em síntese, trata-se da aplicação de inteligência artificial na área do direito para facilitar os processos. 

Além disso, elas ajudam a obter informações relevantes e podem auxiliar na execução de parcerias jurídicas, bem como na celebração de acordos e conciliações.Quando o assunto é o futuro da advocacia, as lawtechs estão conquistando cada vez mais espaço. 

Segundo um estudo da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, em 2019, 106 startups ligadas ao Direito e tecnologia estavam registradas no Brasil. Algumas soluções que estão transformando o mercado jurídico:

Desafios e vantagens da Advocacia 4.0 

Superar os desafios da transformação digital no direito envolve adaptar-se a novas ferramentas e conceitos. Advogados precisam de habilidades digitais e disposição para aprender e experimentar novas tecnologias. 

Mas, esses desafios também trazem numerosas oportunidades na era 4.0. A tecnologia está abrindo caminho para a eficiência e a precisão, permitindo que advogados automatizem tarefas repetitivas. 

Nesse caso, esses profissionais conseguem concentrar suas habilidades onde elas têm o maior impacto – na tomada de decisões estratégicas e na prestação de aconselhamento jurídico de alta qualidade. 

Além disso, a tecnologia está construindo pontes para a colaboração e a comunicação remota, permitindo uma maior flexibilidade e abrindo as portas para novas possibilidades em como e onde os advogados podem trabalhar. 

As novas maneiras de advogar a partir da advocacia 4.0

imagem ilustrativa advocacia 4.0 2

Ainda hoje, muitas pessoas consideram que um escritório composto por sócios, associados e estagiários, e por um rol de ações e de clientes, é o modelo tradicional – e único – de advogar. 

Nesse contexto, a rotina segue de tal forma: os estagiários realizam as tarefas que condizem com o seu nível de conhecimento. 

Por outro lado, os advogados recém-formados, ou que possuem menos tempo de experiência na área, ficam encarregados de cuidar de ações menos complexas. 

E por último, os advogados com mais tempo de carreira atuam na parte técnica da profissão, onde trabalham com peças processuais complexas, audiências de instrução e claro, julgamento que precisam de um conhecimento mais amplo.

Apesar de ser considerada tradicional por muitos, essa forma de exercer advocacia não é mais a única. Atualmente, outras opções surgiram, e com isso, o advogado pode escolher algo além de abrir um escritório ou se unir a um que já está consolidado.

As novas possibilidades na advocacia home office

Trabalhar remotamente, online ou no sistema home office já é uma tendência do mercado atual, e a pandemia de Covid-19 fez esse cenário se tornar ainda mais real. Porém, o mercado jurídico é um dos que possuem maior dificuldade para esta transição. 

O motivo? A tradicionalidade. Agora, a escolha do trabalho remoto ou híbrido se tornou essencial em vários casos e com isso, os escritórios tiveram que se adaptar a essa nova realidade de trabalho.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa americana realizada pelo Instituto Trabalho Portátil em parceria com o GoHome, mostra que o trabalho remoto na área jurídica está cada vez mais em expansão e isso acontece também no Brasil. 

Além disso, é nítida a redução de custos existente no trabalho remoto. Fatores como estes mostram que nem sempre investir na construção de um escritório de advocacia é uma boa ideia.

Mas vale lembrar que isso não significa que os escritórios estão ultrapassados e não possuem mais serventia. Afinal, o modelo permanece funcionando muito bem. 

Mas a questão levantada aqui é que os advogados de escritórios têm mais oportunidades de contratação e de expansão graças ao modelo de advocacia home office. 

Ou seja, se os dois modelos são benéficos aos advogados, a sugestão é que a advocacia realizada em escritórios e a exercida remotamente atuem em conjunto. Isso porque a ideia é que elas sejam aliadas e não concorrentes.

Sociedade Unipessoal de Advocacia e a modernização na atuação dos advogados

A Sociedade Unipessoal de Advocacia é um exemplo de como a modernização no direito vem facilitando a atuação desses profissionais. 

Isso porque, ao permitir um único sócio, esse modelo de formalização oferece mais liberdade aos advogados ao exercer sua atividade. 

Contudo, nessa abordagem mais independente e empreendedora, um controle financeiro rigoroso é ainda mais crucial, e é aí que entra a contabilidade online. 

Nesse caso, com uma contabilidade online, por exemplo, a Sociedade Unipessoal de Advocacia ganha um suporte prático e flexível, ideal para essa estrutura enxuta e personalizada. 

Aliás, uma contabilidade online especializada para advogados, eficiente e precisa, é também é um exemplo de modernização na atuação dos advogados, para que eles mantenham-se atualizados sobre a questão contábil de seus escritórios.

A Pejota ajuda você a manter um escritório de advocacia 4.0

Antes de tudo, vale lembrar que o sucesso do seu escritório depende, principalmente, da maneira como você aplica o que aprende e como você se adapta às novidades. 

Ah, e também é de extrema importância que você esteja disposto a tentar, errar e tentar de novo, até conseguir o resultado que deseja. Após isso, o primeiro passo é tratar seu escritório de advocacia como uma empresa. 

Isso significa que você deve pensar além de alugar ou construir um espaço, em administrar recursos, gerir finanças e, principalmente, captar clientes. 

Ou seja, é necessário se dedicar a demandas que não são jurídicas, como gestão de pessoas, automação de trabalhos repetitivos e controle financeiro. 

Pensando nisso, a Pejota Contabilidade Especializada para Advogados está à sua disposição para serviços de contabilidade. Entre em contato conosco ou faça uma simulação em nosso site.  

Assim você poderá focar nos seus clientes, enquanto cuidamos de uma área muito importante para o sucesso de seu trabalho.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog da Pejota!