ADVOGADO(A): VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DO QUE É O PIX?

O Banco Central anunciou em fevereiro de 2020 um novo sistema de pagamentos que pode mudar a dinâmica com que lidamos com o dinheiro: o Pix. Isso se deve pela sua operacionalização totalmente eletrônica e simplificada. 

Mas, como será que o Pix vai interferir na vida dos brasileiros e no mercado de trabalho?

O QUE É O PIX

O Pix é a iniciativa do Banco Central que disponibiliza para a população brasileira um novo método de transferência monetária eletrônica. Sendo totalmente gratuito, torna-se uma alternativa competitiva em relação ao que já está disponível no mercado, como a TED, o DOC e o boleto, por exemplo. Além disso, o Pix também pode ser utilizado como meio de pagamento na aquisição de produtos e serviços, assim como a opção do débito.

Para tornar o procedimento seguro, o usuário deve possuir uma conta bancária e cadastrar as chaves Pix em sua instituição financeira (em mais de uma, se quiser). Essas chaves serão a única informação a ser compartilhada entre pagador e recebedor para efetivar a transferência financeira. 

As chaves Pix podem ser o RG, CPF, e-mail, telefone ou um número aleatório gerado pelo sistema. Cada chave estará vinculada a uma conta, ou seja, você poderá cadastrar todas em uma só instituição financeira ou cada chave em um banco diferente. 

No caso de estabelecimentos comerciais e Pessoa Jurídica em geral, haverá a possibilidade de gerar um QR Code para receber os pagamentos. Assim, as lojas podem vender sem a necessidade de maquininhas e os clientes podem comprar utilizando apenas o celular como forma de pagamento. 

Os cadastros estão acontecendo desde o dia 5 de outubro de 2020 e o Pix, que já movimentou R$210.200,00 no primeiro dia de operação teste, segundo o Banco Central, estará disponível a partir do dia 16 de novembro. É obrigatório que todas as instituições financeiras participem do Pix através de um processo homologatório do Banco Central, regulamentado pelas Cartas Circulares nrs 4.006/2020, 4.022/2020, 4.055/2020 e 4.056/2020. Os critérios e modalidades de participação dos bancos foi intermediada pela Resolução nº1.

AS VANTAGENS  

Ao estabelecer novas modalidades para efetuar pagamentos e transferências, o Pix PODE trazer muitos benefícios, mas também muitas dúvidas. Afinal, é um procedimento totalmente novo no Brasil e envolve um grande desafio: o seu grau de aprendizado enquanto utilização do sistema. 

Para que possa popularizar e se efetivar como o principal meio de transferência monetária eletrônica, é necessário que o Pix seja acessível para o maior número de pessoas – com os mais diversos níveis de conhecimento. Considerando que isso aconteça, o novo sistema de pagamentos do Banco Central surge com boas vantagens para quem utilizá-lo:

  • Efetivação das transações financeiras mais rápidas
  • Potencial para alavancar a competitividade do mercado
  • Redução de custos em pagamentos e transferências
  • Segurança garantida pelo Banco Central 
  • Aprimoramento da experiência do cliente devido à sua praticidade

O PIX VAI TE AJUDAR?

O novo sistema será lançado no dia 16 de novembro de 2020, então há muitas questões que serão colocadas à prova na prática. Teoricamente, o Pix chega para facilitar a vida financeira de diversos profissionais, incluindo os advogados. 

No caso de advogados, o Pix pode proporcionar novas experiências também no desempenho da sua profissão (surgimento de casos envolvendo o Pix, por exemplo). 

Enfim estar preparado para essa nova realidade é muito importante e ter ao seu alcance uma contabilidade especializada favorece o seu sucesso. Você pode fazer um orçamento em menos de 40 segundos e descobrir como alavancar a sua carreira na advocacia. 

Com o mundo cada vez mais digital, o advogado precisa se atentar às necessidades do mercado e se adequar para conseguir atendê-las. Confira então o nosso webinar sobre Advocacia 4.0 e encontre o caminho para se tornar um profissional do futuro.

Postado em Advocacia, Dicas Legais, NotíciasTagged , , , , , , ,